Como Atrair e Engajar Talentos para Desenvolver seus Negócios?

Por Strunz | 29 de outubro de 2024
Como Atrair e Engajar Talentos para Desenvolver seus Negócios?

Atração de talentos deve fazer parte da estratégia do negócio. Entenda por quê.

Por: Maria Eduarda Silveira

 

Toda empresa é feita de pessoas. Não importa se estamos falando de produtos, serviços ou até mesmo empresas de tecnologia, o capital humano ainda é – e continuará sendo – peça-chave para o sucesso do negócio. 

Atrair o candidato certo para a posição certa, engajar equipes e mantê-las motivadas e com alta produtividade são alguns dos principais desafios dos líderes empresariais de todo o mundo. 

Assim, as ações estratégicas do RH começam antes mesmo da contratação, na qual se faz necessário aplicar estratégias para encontrar futuros colaboradores alinhados com os princípios da organização e passam pelas ações de employee experience. É preciso criar um ambiente favorável ao fortalecimento da cultura e engajamento dos colaboradores ao longo de toda a sua jornada. 

É fundamental que as estratégias de desenvolvimento e crescimento da organização sejam uma realidade para todos. Isso engloba obter um índice de produtividade e de turnover dentro das expectativas. 

Portanto, o impacto do RH vai além do que se imagina. Falar sobre pessoas também é falar sobre negócios e, cada vez mais, profissionais da área de Gente & Gestão devem estar alinhados a esta missão. 

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” – Simon Sinek 

 

Atração de talentos deve fazer parte da estratégia do negócio

Não basta contratar e treinar por demanda. Lembre-se de que:

  • Turnover acima da média impacta o crescimento da empresa; 
  • Soluções transacionais não garantem retenção; 
  • Colaboradores tendem a buscar soluções centradas no humano: valorização e engajamento; 
  • Flexibilidade, conectividade e senso de unidade podem ser vantagens competitivas; 
  • Liderança comprometida com o capital humano da organização é crucial.

A atração e o engajamento de talentos são o gargalo de crescimento de muitas empresas. Assim, é preciso entender o planejamento estratégico do negócio e, a partir disso, compreender quais habilidades serão necessárias para o pleno desenvolvimento dos negócios, quais perfis são necessários contratar, qual será o investimento, quem vai precisar de treinamento, quem será promovido e quando, como está a sucessão da empresa, etc.. 

É indispensável definir e seguir estratégias baseadas nas pessoas. Pergunte-se: quais são as competências e habilidades que vão fazer a empresa atingir os objetivos no curto e longo prazo? Temos as pessoas certas, nos lugares certos e com as habilidades certas para entregar o resultado esperado perante a estratégia da empresa?

Se a resposta for ‘SIM’, é fundamental monitorar e implementar a estratégia. Caso a resposta seja ‘NÃO’, é importante preparar as condições para que seja possível implementar a estratégia. 

 

Employee Value Proposition – EVP

O EVP é um conjunto de ofertas definido pela empresa para desenvolver diferenciais que permitam que os colaboradores fiquem satisfeitos e valorizem a organização. O objetivo é fortalecer o ambiente organizacional para que as pessoas queiram fazer parte daquele ambiente. 

  • Quais são os valores e ofertas que tornam uma empresa desejada pelos atuais e futuros colaboradores? 
  • O que motiva verdadeiramente o time? 
  • Quais são as expectativas das pessoas em relação à empresa em que trabalham? 

Cada vez mais as estratégias de remuneração e benefícios fazem parte do EVP, e isso não significa que é apenas sobre o salário monetário que estamos falando. Benefícios como flexibilidade, home office, trabalhos interessantes e um plano de carreira são tão atrativos quanto o dinheiro em si. Isso é chamado de salário intangível ou salário emocional. 

Definição dos componentes da remuneração

 

Há uma série de ações nas quais as empresas podem investir para garantir que a experiência do colaborador seja positiva. Afinal, cada vez mais falamos sobre gestão humanizada e as vantagens, além de atrair mais e melhores talentos, também passam por melhores índices de desempenho e produtividade, maior engajamento, melhor qualidade nas relações internas e externas, redução do turnover, maior valor da marca empregadora, entre outros. 

É importante frisar que o EVP está sempre em movimento. Não basta criar apenas uma estratégia. As ações e os projetos relacionados aos colaboradores precisam ser constantes e devem estar abertos às mudanças. 

Atributos mais importantes na atração e durante período de experimentação 

No primeiro ano na organização, esses são os atributos mais importantes na atração de talentos e durante período de experimentação: 

  • Remuneração 
  • Oportunidade futura de carreira 

Atributos mais importantes na retenção: 

  • Oportunidade de desenvolvimento 
  • Alinhamento das expectativas e interesses no trabalho 
  • Respeito e autonomia 
  • Gestão de pessoas (qualidade da liderança) 

 

Conclusão

Toda empresa busca expandir seus negócios, gerar maior rentabilidade e ter impacto no mercado. O grande desafio para essas questões, muitas vezes, está ligado à falta de profissionais com as habilidades necessárias para ajudar a alavancar o negócio. 

Compreender que o investimento em pessoas é um dos pilares mais importantes de uma organização é fundamental para que elas cresçam e prosperem de forma sustentável. 

Além disso, vale ressaltar que, para que a estratégia de pessoas seja bem-sucedida, é preciso que o C-Level apoie o RH e dê voz para a sua atuação. Assim, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos se capacitem cada vez mais, entendam a fundo o negócio da empresa, tenham uma visão sistêmica e utilizem os dados, tão preciosos hoje em dia, para sustentar as ações da área. 

Quando falamos de RH estratégico, estamos falando de uma área que suporta o negócio, que se relaciona de forma empática com os colaboradores e que instrumentaliza as lideranças das áreas para que elas possam fazer a gestão do time de forma estruturada e com foco na missão daquela empresa. 

Não podemos mais pensar na área de pessoas como apenas um suporte. É preciso entender que o profissional de RH deve buscar capacitação constante e mostrar o valor da área para o desenvolvimento das pessoas e o crescimento do negócio. 

Be Bold, RH! 

 

Autora: Maria Eduarda Silveira (@mariaesilveira) headhunter e CEO da BOLD HR. 

A BOLD HR (boldhro.com.br/), considerada uma das principais empresas de recrutamento e seleção do país, é especializada em contratações de impacto para as áreas de Legal, Tax, Compliance, Finanças, Marketing, Vendas, Operações e Supply Chain.