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Últimos Episódios

  • Vendendo Valor #12: Gabriela Claro e Alexandre Gléria, Sócios-Conselheiros e Diretores do /asbz

    Pela primeira vez na história do Vendendo Valor, recebemos dois convidados no nosso estúdio - e não poderíamos ter escolhido uma dupla melhor: Gabriela Claro e Alexandre Gléria, Sócios-Conselheiros e Diretores Executivos do /asbz. Tenho um carinho enorme pelo escritório, e sei da atenção e dedicação que eles têm por assuntos como cultura, gestão, relacionamento com cliente, dentre outros assuntos cada vez mais relevantes dentro do mercado jurídico. Durante a nossa conversa, abordamos, com um enfoque prático, os seguintes temas: ✅ Como a cultura do escritório evoluiu ao longo do tempo, sem perder a sua essência? ✅ E o papel da Liderança do escritório nessa jornada? Quem faz parte dela? ✅ Retenção vs. Liberação de talentos ✅ Quais são os desafios quando um escritório passa a ter centenas de pessoas? ✅ Como lidar com precificação em um cenário com negociações comerciais cada vez mais desafiadoras? ✅ Do ponto de vista prático, como se organizar para que a inovação efetivamente seja uma alavanca de diferenciação no mercado? Um episódio essencial para advogad@s que querem transformar sua atuação em algo mais estratégico e conectado. Dê o play e aproveite os insights!

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  • Vendendo Valor #11: Bia Dal Pozzo, CEO do Dal Pozzo Advogados

    Com muito entusiasmo trazemos para vocês mais um episódio especial da 2ª Temporada do Vendendo Valor, um podcast exclusivo da Strunz, com o apoio da ESPM! Neste episódio, conversamos com Bia Dal Pozzo, sócia e CEO do Dal Pozzo Advogados, uma liderança inspiradora que alia gestão estratégica, cultura forte e visão de futuro na condução de um dos mais respeitados escritórios de Direito Público do Brasil. Foi uma conversa rica e cheia de aprendizados práticos. Entre os temas abordados: ✔️ Impacto do Direito Público: a tangibilização da área de Direito Público em geração de valor real para a sociedade. ✔️ Onboarding: por que os escritórios devem ter um processo estruturado de contratação e onboarding para entregar uma melhor experiência aos seus clientes? ✔️ Cultura de Experimentação: como a mentalidade de “tentativa e erro” será fundamental na construção do futuro dos escritórios. ✔️ O papel de CEO: os desafios, conquistas e aprendizados da Bia como CEO do escritório. ✔️ Excelência técnica e entrega com propósito: como o Dal Pozzo equilibra alta performance e humanidade na entrega de valor? Confira!

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  • Vendendo Valor #10: Luiz Roberto Peroba, Sócio da Área Tributária do Pinheiro Neto

    Neste episódio da 2ª Temporada do Vendendo Valor, recebemos Luiz Roberto Peroba, Sócio da Área Tributária do Pinheiro Neto. Com quase 33 anos de trajetória no escritório, Peroba é um profissional que nunca perdeu a fome de aprender e inovar. Ao longo da conversa, exploramos temas fundamentais para advogados que desejam se destacar no mercado jurídico: ✅ Diferenciação, inovação e visão de negócio no Direito. ✅ Precificação consciente em propostas de honorários. ✅ Como engajar e treinar as equipes em desenvolvimento de negócios. ✅ A importância do networking para a carreira de advogados.   Se você quer aprender com um dos maiores nomes da advocacia tributária do País sobre estratégias de desenvolvimento de negócios e networking, este episódio está imperdível!

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Todos os episódios

  • Vendendo Valor #6: Christian Ramos, Fundador do RGSH

    No último episódio da 1ª Temporada do Vendendo Valor, recebemos Christian Ramos, Fundador do RGSH. Entre os temas discutidos, destacam-se: • Início de Carreira: como foi seu início de carreira e as mudanças no mercado jurídico ao longo do tempo. • Fundar um Escritório: a história de como fundou seu próprio escritório com poucos anos de formado. • Relacionamento com Clientes: a importância de construir conexões genuínas com os clientes e o poder de dizer "não" quando necessário. • Rotina: dicas práticas para alcançar uma rotina ideal e manter o foco. • Livros: dicas de leitura e referências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

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  • Vendendo Valor #5: Camilla Jimene, CEO do Opice Blum

    Neste 5º e penúltimo episódio da 1ª Temporada do Vendendo Valor, recebemos a Camilla Jimene, CEO do Opice Blum. Durante nossa conversa, Camilla compartilhou lições valiosas sobre sua trajetória e abordou temas essenciais para o mercado jurídico, como: • Transição de Sócia para CEO: a importância de focar na gestão do negócio além da técnica jurídica. • O Poder de Ouvir: como perguntar e realmente escutar pode transformar a relação com os clientes. • Relacionamento com Sócios: desafios e aprendizados. • Cultura Organizacional: como transmitir o DNA do Opice Blum aos colaboradores. • Experiência do Cliente: como criar conexões significativas com os clientes. • Liderança Feminina: desafios e conquistas de mulheres no mercado jurídico. • Rotina como CEO e Advogada: equilibrando os papeis.

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  • Vendendo Valor #4: Renan Machado, Fundador e Managing Partner do Sfera Law

    Neste episódio, recebemos Renan Machado, Fundador e Managing Partner do Sfera Law. Renan compartilhou lições valiosas sobre sua trajetória no mercado jurídico e transição de anos de carreira em um departamento jurídico, para a abertura do seu próprio escritório de advocacia. Entre os destaques do episódio: • Planejamento de Carreira: estratégias para alcançar objetivos e evoluir na carreira jurídica. • Flexibilidade e Mudança: a importância de mudar de opinião e se adaptar, especialmente na transição entre áreas do Direito. •. Vendas: como foi a experiência de fundar o escritório sem uma carteira de clientes e sua jornada de evolução em vendas. • Atendimento Personalizado: como entender que cada cliente é único e adaptar a abordagem de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. • Simplificação e Visão de Valor dos Clientes: reflexões sobre a demanda crescente por processos simplificados e transparentes • Liderança: as nuances entre liderar internamente em empresas (in-house) e em escritórios de advocacia.

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  • Vendendo Valor #3: Luiza Sato, Sócia no TozziniFreire – Proteção de Dados e Direito Digital

    Neste terceiro episódio, recebemos Luiza Sato, Sócia das Práticas de Proteção de Dados e Direito Digital do escritório TozziniFreire Advogados. Ao longo da nossa conversa, Luiza compartilhou sua trajetória inspiradora, desde o início da carreira até se tornar uma referência em proteção de dados e liderança no mercado jurídico, passando por temas como: • Mudanças na Carreira: a transição do sonho de ser juíza para uma trajetória de sucesso em grandes escritórios. • Desafios de uma nova Área: os primeiros passos em proteção de dados e os desafios de liderar uma área emergente. • Liderança: a importância do planejamento e da proximidade com mentores, além de como virar a chave para se tornar uma líder eficaz. • Aprendizados em Vendas: como o processo de tentativa e erro ajudou a desenvolver um filtro para melhores decisões, focando em oportunidades comerciais que realmente valem o investimento. •Diversidade e Representatividade: a importância de líderes femininas e da inclusão racial para impulsionar a economia e servir de exemplo para futuras gerações.

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  • Vendendo Valor #2: Eduardo Perazza, Head de Contencioso Cível e Arbitragem do Machado Meyer

    Neste episódio, recebemos Eduardo Perazza, Head das Práticas de Contencioso Cível e Arbitragem no Machado Meyer. Durante a nossa conversa, Eduardo abordou, de maneira prática e com dicas valiosas, a evolução da sua carreira de mais de vinte anos de um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, passando por temas como: • Sociedade: O que motiva a decisão de se tornar sócio em um grande escritório de advocacia. • Construção de Carteira de Clientes: Como construir uma carteira de clientes do zero e os desafios no início de carreira. • Mentalidade de Vendas: reflexões sobre o papel dos associados na venda de serviços jurídicos. • Oportunidades: Como navegar em momentos de crise e aproveitar oportunidades no setor.

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  • Vendendo Valor #1: Sérgio Bronstein, Fundador do BZCP

    No episódio de lançamento do Vendendo Valor, recebemos Sérgio Bronstein, Fundador do BZCP Advogados (Bronstein, Zilberberg, Chueiri & Potenza). Após duas décadas trabalhando no Veirano Advogados, Sérgio contou sua jornada para abertura do BZCP e, com uma energia contagiante, abordou temas como: • Construção de Relacionamento com os Clientes: o papel do relacionamento próximo e atento com os clientes • Importância da Comunicação: como construir um diferencial autêntico e a importância da intencionalidade na comunicação • Desafios de Desenvolvimento de Negócios em M&A • Rotinas e Hábitos que fazem a diferença.

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Top 5 insights

  • Produtividade na Gestão Comercial de Escritórios de Advocacia

    Produtividade na Gestão Comercial de Escritórios de Advocacia

    Por que falar de Produtividade Comercial no Mercado Jurídico? Vivemos um momento de inflexão no mercado jurídico. A competitividade aumentou, os clientes estão mais exigentes e os diferenciais técnicos — embora importantes — já não sustentam sozinhos uma proposta de valor convincente.  Nesse cenário, a gestão comercial dos escritórios ganha protagonismo. Não como um vetor de “vendas agressivas”, mas como um pilar estratégico para garantir posicionamento, rentabilidade e crescimento sustentável de um escritório de advocacia. O desafio? Muitos escritórios estão ocupados, mas não produtivos. Investem tempo em múltiplas frentes comerciais, perdem tempo com leads desalinhados e mergulham em rotinas que não geram resultados concretos.  A solução passa por uma mudança de mentalidade: adotar um foco real em execução, gestão e priorização das iniciativas de desenvolvimento de negócios.  Os Sabotadores da Produtividade Comercial Com base na nossa experiência ajudando escritórios de advocacia de diferentes portes ao longo dos anos, identificamos alguns comportamentos comuns que minam o desempenho comercial: Falta de clareza sobre o que é prioridade: se tudo é importante, nada é. O excesso de iniciativas comerciais, sem foco e objetivos claros, gera dispersão e frustração.  Reuniões improdutivas: excesso de encontros comerciais sem pauta clara, dono(a) e/ou objetivo definido. Abordagem “espalhar e rezar”: abordar qualquer tipo de prospect é desperdiçar energia, tempo e dinheiro. É preciso atuar com base no Perfil de Cliente Ideal​ de cada área de atuação. Decisões baseadas em achismos: muitos escritórios operam no “achismo” e não medem indicadores comerciais básicos como por exemplo: CAC (Custo de Aquisição de Cliente), Lifetime Value (LTV), taxa de conversão, oportunidades em andamento ou tempo médio de fechamento.   Se quiser se aprofundar no tema, confira este e-book: Atenção Fragmentada.   De Gestão de Tempo para Gestão de Foco: o que realmente importa? Mais do que organizar a agenda, a produtividade comercial em escritórios de advocacia envolve escolher onde colocar energia. O Princípio de Pareto (80/20) é um excelente ponto de partida: 80% dos resultados vêm de 20% das ações. Aplicar esse conceito exige uma rotina diária de priorização. Pergunte-se: "Se eu pudesse concluir apenas uma atividade comercial hoje, qual seria?". Essa pergunta simples direciona sua atenção para o que realmente faz diferença. Outra prática com resultados imediatos é separar suas atividades em blocos (time boxing), a fim de evitar a fragmentação do foco. É o mesmo princípio da máquina de lavar: melhor juntar toda a roupa e lavar tudo junto do que lavar uma peça de roupa por vez. Estar em reuniões e execução de trabalhos o dia inteiro, e tentar “encaixar" tarefas comerciais entre elas é uma receita certa para a estagnação.  Resumindo: planeje as atividades/ações comerciais de cada semana e bloqueie tempo na agenda para executá-las. Use o calendário para compromissos, ferramentas de gestão de tarefas para as atividades diárias e um CRM para controle das oportunidades em andamento.   Gestão Comercial orientada à execução Boas ideias não geram resultado se não forem executadas com consciência e consistência (como diz o nosso “mantra”: ideias não valem nada sem execução). E execução exige método.  Um bom ponto de partida é aplicar a técnica SMART às suas metas comerciais: Specific (específica) Measurable (mensurável) Attainable (atingível) Relevant (relevante) Time-bound (com prazo definido)​ Além disso, utilize o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para acompanhar o progresso, corrigir rotas e manter a disciplina de execução ao longo do tempo​. Outro ponto importante: saber dizer “não”. Foco exige renúncia. É preciso aprender a dizer “não” para clientes e prospects desalinhados com a oferta de valor do seu escritório. Um ‘não’ bem posicionado pode gerar muito mais credibilidade do que aceitar tudo o que o cliente/prospect está demandando.  Quantas vezes gastamos tempo com conversas e prospecções totalmente desalinhadas com a estratégia e o foco do nosso negócio? Nessa linha, quanto tempo, dinheiro e energia desperdiçamos com clientes que não possuem qualquer fit conosco? Estratégia comercial envolve escolhas, porém, por vezes, esquecemos de fazê-las!   Como medir a Produtividade Comercial? Não se trata apenas de “fazer mais reuniões” ou “gerar mais propostas”.  Produtividade comercial tem que se traduzir em resultados concretos, a partir de métricas e indicadores. Alguns exemplos são: CAC (Custo de Aquisição de Cliente) Taxa de conversão por fase do funil Tempo médio de fechamento Rentabilidade por cliente ou projeto Taxa de cross ou up-selling Adicionalmente, utilize a matriz de segmentação e priorização de clientes constante no livro Como Vender Valor no Mercado Jurídico para entender onde alocar seus melhores esforços: Blindagem: clientes que já compram muito e possuem potencial adicional de expansão; Conquista: clientes com alto potencial, mas que ainda demandam pouco do escritório; Manutenção: bons clientes, com pouca margem de expansão; Avaliação: baixo consumo e baixo potencial.   Conclusão: Performance com Propósito Produtividade Comercial no Mercado Jurídico não se resume a técnicas de vendas. É sobre clareza, método, posicionamento — e compromisso com a entrega de valor. O mercado reconhece os escritórios que conseguem equilibrar estratégia com execução. Aqueles que estruturam sua gestão comercial, priorizam o que importa e constroem um modelo de crescimento sustentável. Vender mais, melhor e com menos desgaste. Quer melhorar a Produtividade Comercial do seu escritório? Conheça nossas frentes de atuação e entenda como podemos apoiar seu crescimento com inteligência, foco e alinhamento estratégico.
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