2ª Temporada
Temporadas
-
Vendendo Valor #17: Ricardo Veirano, Sócio de Societário e M&A do Veirano Advogados
Neste episódio do Vendendo Valor, recebemos Ricardo Veirano, sócio de Societário e M&A do Veirano Advogados, para uma conversa muito bacana sobre sua carreira e trajetória em um dos mais renomados escritórios de advocacia do Brasil. Nesta conversa leve e descontraída, conversamos sobre: ✔️ A importância da escuta ativa durante uma negociação, ✔️ O impacto determinante da sua experiência internacional nos EUA, ✔️ As lições que o esporte trouxe para sua vida pessoal e profissional, ✔️ Foco e paciência como elementos-chave em desenvolvimento de negócios, ✔️ Consistência versus intensidade: o que sustenta uma carreira de longo prazo, ✔️ Como a cultura do Veirano evoluiu ao longo do tempo, ✔️ Os desafios dos movimentos laterais dentro dos escritórios de advocacia. Aproveite! 🔗 Links: LinkedIn Ricardo Veirano: https://www.linkedin.com/in/ricardoveirano/ Veirano Advogados: https://www.veirano.com.br/ LinkedIn Veirano: https://www.linkedin.com/company/veirano-advogados/ Instagram Veirano: @veiranoadvogados LinkedIn Bruno Strunz: https://www.linkedin.com/in/brunostrunz/ LinkedIn Strunz: https://www.linkedin.com/company/strunz/ Instagram Bruno Strunz: @brunostrunzoficial Instagram Strunz: @strunz_bd
Assistir -
Vendendo Valor #16: Marina Coelho Araújo, sócia-fundadora do CAZ Advogados
Neste episódio, recebi minha querida amiga Marina Coelho Araújo, sócia-fundadora do CAZ Advogados, um escritório especializado em Direito Penal Estratégico. A conversa percorreu temas centrais da advocacia técnica, prática e com impacto social. Fora a energia da Marina, que é extremamente contagiante, de uma advogada que efetivamente é apaixonada pelo que faz! Durante nossa conversa, falamos sobre: ✔️ A dedicação acadêmica como base para uma atuação jurídica sólida e atualizada. ✔️ Como a profundidade técnica é essencial para o uso inteligente da tecnologia no Direito. ✔️ A importância da estrutura, processos, organização e sistemas para o crescimento sustentável na advocacia. ✔️ A evolução da liderança da Marina e os ajustes de rota ao longo de mais de 20 anos à frente do CAZ. ✔️ Escuta ativa na prática: como aplicar, refletir e mudar de opinião quando necessário. ✔️ O caráter coletivo e transformador da advocacia na sociedade. ✔️ Os principais aprendizados da Marina como empreendedora no universo jurídico, inclusive como enxerga a importância do desenvolvimento de negócios. 🔗 Links: CAZ Advogados: https://cazadvogados.com/ LinkedIn Marina Coelho Araújo: https://www.linkedin.com/in/marina-coelho-araujo/ IBCRIM: https://www.ibccrim.org.br/ Livro | Essencialismo: https://a.co/d/6XiFedI Livro | Pensamento Eficaz: https://a.co/d/ezgUOhO Livro | Supercomunicadores: https://a.co/d/1WsHZuC Livro | Como Chegar ao Sim com Você Mesmo: https://a.co/d/aAqswdi Livro | O Pacto da Água: https://a.co/d/jfq4tzh Livro | Os Anos de Aprendizado do Wilhelm Meister: https://a.co/d/66ifPly Filme | Dançando no Escuro Filme | A Garota da Agulha LinkedIn Bruno Strunz: https://www.linkedin.com/in/brunostrunz/ LinkedIn Strunz: https://www.linkedin.com/company/strunz/ Instagram Bruno Strunz: @brunostrunzoficial Instagram Strunz: @strunz_bd Strunz 3x1: https://lp.strunz.com.br/newsletter
Assistir -
Vendendo Valor #15: Leonardo Avelar, Fundador do Avelar Advogados
Seja bem-vindo, seja bem-vinda a mais um episódio do Vendendo Valor, o podcast exclusivo da Strunz com o apoio da ESPM, onde exploramos as melhores práticas de desenvolvimento de negócios, vendas e gestão no mercado jurídico! Hoje, nosso convidado é Leonardo Avelar, fundador do Avelar Advogados, um escritório referência em Direito Penal. Léo, além de ser um profissional brilhante e um grande amigo, sempre adotou uma mentalidade empreendedora ao longo de sua carreira. Durante nossa conversa, mergulhamos nas práticas e estratégias que fizeram a diferença na trajetória do Léo: Disciplina: em um mundo repleto de “dicas definitivas”, qual é o papel da disciplina para o sucesso comercial de advogad@s? Fundação do Avelar Advogados: os bastidores da criação de um escritório boutique de Direito Penal que hoje já conta com 30 profissionais e três unidades no Brasil. Indicadores: como utilizar indicadores comerciais de forma efetiva para orientar a estratégia de desenvolvimento de negócios do escritório. Proatividade no Direito Penal Empresarial: como desenvolver uma abordagem mais propositiva e proativa nessa área de atuação. Pilares de Desenvolvimento de Negócios: na visão do Léo, quais foram os pilares essenciais para a estruturação da estratégia de crescimento do escritório. Full-Service vs. Boutique: quais são os ônus e bônus de cada modelo? Se você busca dicas práticas para vender com disciplina, consciência e consistência, este episódio está imperdível! Links LinkedIn Leonardo Avelar: https://www.linkedin.com/in/leonardo-magalh%C3%A3es-avelar-0abb83103/ Avelar Advogados: https://www.linkedin.com/company/avelaradvogados/ Livro | O Jogo Interior do Tênis: https://a.co/d/10yp0rp Livro | Barack Obama (Biografia): https://a.co/d/hHDNoax Livro | O Segredo da Dinamarca: https://a.co/d/dvo2ky9 Podcast | Petit Journal: https://open.spotify.com/show/75MOMlaBaE9Smo2Vp87CO2 LinkedIn Bruno Strunz: https://www.linkedin.com/in/brunostrunz/ LinkedIn Strunz: https://www.linkedin.com/company/strunz/ Instagram Bruno Strunz: @brunostrunzoficial Instagram Strunz: @strunz_bd
Assistir -
Vendendo Valor #14: Alessandra Hazl, Diretora de Risco, Jurídico e Compliance do ABN AMRO
Com muito entusiasmo, trazemos para vocês mais um episódio da 2ª Temporada do Vendendo Valor, o podcast exclusivo da Strunz, com o apoio da ESPM! Neste episódio, recebemos Alessandra Hazl, Diretora de Risco, Jurídico e Compliance do ABN AMRO, para uma conversa profunda e cheia de aprendizados sobre o papel estratégico do departamento jurídico dentro das organizações. Durante o nosso bate-papo, exploramos temas fundamentais como: Escolha de um Escritório: quais fatores a Alessandra leva em consideração para escolher um escritório de advocacia? Quais são os pontos analisados antes mesmo de se reunir com um potencial escritório? Relação entre Departamento Jurídico e Procurement: em processos de compras envolvendo a área de Procurement, como o Departamento Jurídico interage com essa área? Especialistas vs. Generalistas: um perfil é melhor do que o outro? Cross-Selling e Cold Calls: qual é a diferença entre o cross-selling vazio e o cross-selling cheio? Cold calls funcionam? Rankings Jurídicos: eles são fatores determinantes para a contratação dos escritórios? Uma conversa enriquecedora para quem busca aprofundar a atuação do jurídico como parceiro estratégico de negócios. Links LinkedIn Alessandra Hazl: https://www.linkedin.com/in/alessandra-hazl-dambock-b31558ba/ LinkedIn Bruno Strunz: https://www.linkedin.com/in/brunostrunz/ LinkedIn Strunz: https://www.linkedin.com/company/strunz/ Instagram Bruno Strunz: @brunostrunzoficial Instagram Strunz: @strunz_bd
Assistir -
Vendendo Valor #13: Marcia Cicarelli, Sócia de Seguros e Resseguros do Demarest
Com muito entusiasmo, trazemos para vocês mais um episódio imperdível da 2ª Temporada do Vendendo Valor, o podcast da Strunz com o apoio da ESPM! Neste episódio, recebemos Marcia Cicarelli, sócia das práticas de Seguros e Resseguros do Demarest Advogados. A Marcia, além de uma amiga querida e referência na sua área de atuação, há dez anos fez um movimento muito interessante: depois de mais de duas décadas trabalhando no escritório da sua família, decidiu juntar-se ao Demarest. Entre os destaques da nossa conversa: ✅ Como foi a transição de um escritório familiar para uma estrutura Big Law? ✅ Qual foi a importância, na sua carreira, do olhar estratégico para o relacionamento com escritórios estrangeiros? ✅ Primeiros passos para construção de uma rede de contatos no exterior ✅ Paciência e consistência como pilares fundamentais para o networking ✅ Por que o aspecto comercial é deixado de lado na rotina de advogad@s? ✅ Evolução da área de Seguros e Resseguros ao longo dos anos e habilidades que hoje já são indispensáveis para quem deseja atuar nessa área Não perca! 🔗 Links LinkedIn Marcia Cicarelli: / marcia-cicarelli-barbosa-de-oliveira-a6a4826 LinkedIn Demarest: / demarest Demarest: https://www.demarest.com.br/ Livro | Supercomunicadores: https://a.co/d/1WsHZuC LinkedIn Bruno Strunz: / brunostrunz LinkedIn Strunz: / strunz Instagram Bruno Strunz: @brunostrunzoficial Instagram Strunz: @strunz_bd
Assistir -
Vendendo Valor #12: Gabriela Claro e Alexandre Gléria, Sócios-Conselheiros e Diretores do /asbz
Pela primeira vez na história do Vendendo Valor, recebemos dois convidados no nosso estúdio - e não poderíamos ter escolhido uma dupla melhor: Gabriela Claro e Alexandre Gléria, Sócios-Conselheiros e Diretores Executivos do /asbz. Tenho um carinho enorme pelo escritório, e sei da atenção e dedicação que eles têm por assuntos como cultura, gestão, relacionamento com cliente, dentre outros assuntos cada vez mais relevantes dentro do mercado jurídico. Durante a nossa conversa, abordamos, com um enfoque prático, os seguintes temas: ✅ Como a cultura do escritório evoluiu ao longo do tempo, sem perder a sua essência? ✅ E o papel da Liderança do escritório nessa jornada? Quem faz parte dela? ✅ Retenção vs. Liberação de talentos ✅ Quais são os desafios quando um escritório passa a ter centenas de pessoas? ✅ Como lidar com precificação em um cenário com negociações comerciais cada vez mais desafiadoras? ✅ Do ponto de vista prático, como se organizar para que a inovação efetivamente seja uma alavanca de diferenciação no mercado? Um episódio essencial para advogad@s que querem transformar sua atuação em algo mais estratégico e conectado. Dê o play e aproveite os insights!
Assistir
Top 5 insights
-
Produtividade na Gestão Comercial de Escritórios de Advocacia
Por que falar de Produtividade Comercial no Mercado Jurídico? Vivemos um momento de inflexão no mercado jurídico. A competitividade aumentou, os clientes estão mais exigentes e os diferenciais técnicos — embora importantes — já não sustentam sozinhos uma proposta de valor convincente. Nesse cenário, a gestão comercial dos escritórios ganha protagonismo. Não como um vetor de “vendas agressivas”, mas como um pilar estratégico para garantir posicionamento, rentabilidade e crescimento sustentável de um escritório de advocacia. O desafio? Muitos escritórios estão ocupados, mas não produtivos. Investem tempo em múltiplas frentes comerciais, perdem tempo com leads desalinhados e mergulham em rotinas que não geram resultados concretos. A solução passa por uma mudança de mentalidade: adotar um foco real em execução, gestão e priorização das iniciativas de desenvolvimento de negócios. Os Sabotadores da Produtividade Comercial Com base na nossa experiência ajudando escritórios de advocacia de diferentes portes ao longo dos anos, identificamos alguns comportamentos comuns que minam o desempenho comercial: Falta de clareza sobre o que é prioridade: se tudo é importante, nada é. O excesso de iniciativas comerciais, sem foco e objetivos claros, gera dispersão e frustração. Reuniões improdutivas: excesso de encontros comerciais sem pauta clara, dono(a) e/ou objetivo definido. Abordagem “espalhar e rezar”: abordar qualquer tipo de prospect é desperdiçar energia, tempo e dinheiro. É preciso atuar com base no Perfil de Cliente Ideal de cada área de atuação. Decisões baseadas em achismos: muitos escritórios operam no “achismo” e não medem indicadores comerciais básicos como por exemplo: CAC (Custo de Aquisição de Cliente), Lifetime Value (LTV), taxa de conversão, oportunidades em andamento ou tempo médio de fechamento. Se quiser se aprofundar no tema, confira este e-book: Atenção Fragmentada. De Gestão de Tempo para Gestão de Foco: o que realmente importa? Mais do que organizar a agenda, a produtividade comercial em escritórios de advocacia envolve escolher onde colocar energia. O Princípio de Pareto (80/20) é um excelente ponto de partida: 80% dos resultados vêm de 20% das ações. Aplicar esse conceito exige uma rotina diária de priorização. Pergunte-se: "Se eu pudesse concluir apenas uma atividade comercial hoje, qual seria?". Essa pergunta simples direciona sua atenção para o que realmente faz diferença. Outra prática com resultados imediatos é separar suas atividades em blocos (time boxing), a fim de evitar a fragmentação do foco. É o mesmo princípio da máquina de lavar: melhor juntar toda a roupa e lavar tudo junto do que lavar uma peça de roupa por vez. Estar em reuniões e execução de trabalhos o dia inteiro, e tentar “encaixar" tarefas comerciais entre elas é uma receita certa para a estagnação. Resumindo: planeje as atividades/ações comerciais de cada semana e bloqueie tempo na agenda para executá-las. Use o calendário para compromissos, ferramentas de gestão de tarefas para as atividades diárias e um CRM para controle das oportunidades em andamento. Gestão Comercial orientada à execução Boas ideias não geram resultado se não forem executadas com consciência e consistência (como diz o nosso “mantra”: ideias não valem nada sem execução). E execução exige método. Um bom ponto de partida é aplicar a técnica SMART às suas metas comerciais: Specific (específica) Measurable (mensurável) Attainable (atingível) Relevant (relevante) Time-bound (com prazo definido) Além disso, utilize o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para acompanhar o progresso, corrigir rotas e manter a disciplina de execução ao longo do tempo. Outro ponto importante: saber dizer “não”. Foco exige renúncia. É preciso aprender a dizer “não” para clientes e prospects desalinhados com a oferta de valor do seu escritório. Um ‘não’ bem posicionado pode gerar muito mais credibilidade do que aceitar tudo o que o cliente/prospect está demandando. Quantas vezes gastamos tempo com conversas e prospecções totalmente desalinhadas com a estratégia e o foco do nosso negócio? Nessa linha, quanto tempo, dinheiro e energia desperdiçamos com clientes que não possuem qualquer fit conosco? Estratégia comercial envolve escolhas, porém, por vezes, esquecemos de fazê-las! Como medir a Produtividade Comercial? Não se trata apenas de “fazer mais reuniões” ou “gerar mais propostas”. Produtividade comercial tem que se traduzir em resultados concretos, a partir de métricas e indicadores. Alguns exemplos são: CAC (Custo de Aquisição de Cliente) Taxa de conversão por fase do funil Tempo médio de fechamento Rentabilidade por cliente ou projeto Taxa de cross ou up-selling Adicionalmente, utilize a matriz de segmentação e priorização de clientes constante no livro Como Vender Valor no Mercado Jurídico para entender onde alocar seus melhores esforços: Blindagem: clientes que já compram muito e possuem potencial adicional de expansão; Conquista: clientes com alto potencial, mas que ainda demandam pouco do escritório; Manutenção: bons clientes, com pouca margem de expansão; Avaliação: baixo consumo e baixo potencial. Conclusão: Performance com Propósito Produtividade Comercial no Mercado Jurídico não se resume a técnicas de vendas. É sobre clareza, método, posicionamento — e compromisso com a entrega de valor. O mercado reconhece os escritórios que conseguem equilibrar estratégia com execução. Aqueles que estruturam sua gestão comercial, priorizam o que importa e constroem um modelo de crescimento sustentável. Vender mais, melhor e com menos desgaste. Quer melhorar a Produtividade Comercial do seu escritório? Conheça nossas frentes de atuação e entenda como podemos apoiar seu crescimento com inteligência, foco e alinhamento estratégico.Ler mais -
-
-
-